quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Revolução YouTube completa dois anos!

No dia 14 de fevereiro de 2005, os jovens Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim fundaram o site de vídeos YouTube, o mais popular de sua categoria. Em seu segundo aniversário, a página lançada oficialmente em dezembro de 2005 só tem a comemorar: foi comprada pelo Google no ano passado por US$ 1,65 bilhão, tornou-se referência no universo de vídeos on-line e ganhou o título de “melhor invenção do ano” na revista “Time”, além de conquistar a marca diária de 100 milhões de vídeos assistidos e 65 mil novos arquivos postados. O serviço é um dos principais ícones de uma tendência conhecida como Web 2.0, que também inclui páginas a Wikipedia e redes sociais como Orkut e MySpace. Essa onda leva ao extremo a idéia de colaboração on-line: os próprios internautas alimentam o YouTube com vídeos que são assistidos por outros usuários da web.
Polêmica
Desde que começou a ganhar popularidade, o YouTube vem causando polêmica relacionada a direitos autorais -- como os próprios internautas postam conteúdo, a página não tem controle sobre os vídeos disponíveis em seus arquivos. Desta forma, o site se protege de processos excluindo os vídeos protegidos quando isso é solicitado pelos detentores dos direitos autorais (casos de gravadoras e estúdios cinematográficos). Além disso, também fez parceria com diversas empresas de mídia, para ganhar o direito da exibição de seus vídeos.
No Brasil, a página ficou bloqueada por cerca de 24 horas no início do ano, causando reações de milhares de internautas indignados. A censura teve como motivo um processo judicial aberto pela modelo Daniella Cicarelli e seu namorado, Renato Malzoni Filho. O casal pediu na Justiça, no final de 2006, a exclusão na web de imagens picantes filmadas em uma praia de Cádiz, na Espanha. Como o YouTube não cumpriu a decisão, Malzoni entrou com um agravo que resultou no bloqueio dessa página para os internautas brasileiros.

Nenhum comentário: