sexta-feira, maio 02, 2008

restos do carnaval

ONG promove eleição de 'melhor prefeito do mundo' pela internet'!

Uma organização não-governamental baseada em Londres está promovendo um concurso para escolher o "melhor prefeito do mundo".
Segundo a entidade internacional City Mayors, que monitora administrações municipais em todo o mundo, o concurso World Mayor tem como objetivo identificar os prefeitos que mais se destacaram na gestão das suas cidades.
Com base em indicações de 100 mil internautas de diversas partes do mundo, a City Mayors selecionou 50 prefeitos. A escolha do vencedor será feita através de votação pela internet e o resultado deve ser anunciado no próximo mês.
A lista dos 50 finalistas inclui três prefeitos da África, dez da América do Norte, 11 da América Latina, 11 da Ásia e 15 da Europa. O único brasileiro da lista é o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça (PMDB).

Com certeza o Prefeito de Manaus não passou nem perto da lista dos 50 melhores...Só para ilustrar vou repetir uma foto já publicada!

Fiat pode fazer nova versão do Topolino!

Foto: Gabriella Sandoval/G1
O acordo que a Fiat com o fabricante da Sérvia Zastava pode trazer de volta ao mercado internacional o Topolino, carro que foi um dos símbolos da Fiat entre as décadas de 1930 e 1950. O acordo firmado na quarta-feira (30) prevê a produção de um minicarro na fábrica em Zavodi Crvena Zastava, cidade a 140 km de Belgrado, capital da Sérvia.
O novo Topolino aproveitaria a plataforma do Fiat 500 ("Cinquecento"), carro muito popular na Europa, e iria seguir a política de expansão de mercado e do portfólio de produtos da Fiat pelo mundo. História
O Topolino foi produzido de 1936 a 1955, com um total de 520 mil unidades produzidas. Na época de sua produção, o carrinho da Fiat era um dos menores carros do mundo. Ganhou o nome em alusão ao ratinho Mickey Mouse, conhecido como Topolino na Itália. O carro era equipado com um motor de quatro cilindros de 569 cilindradas capaz de alcançar a velocidade máxima de 85 km/h. O radiador ficava atrás do motor.
O Topolino foi substituído pelo Fiat 500 na metade dos anos 50. Alguns colecionadores brasileiros conservam antigos modelos do veículo.

Uno com 75 cv e painel com econômetro...


Enquanto o novo Fiat Uno não chega, o fabricante italiano faz o que pode para manter o Mille atrativo, mesmo investindo pouco. Apesar disso, e mesmo com um projeto que já tem mais de 20 anos, o hatch segue firme na terceira posição, superando projetos mais modernos, a exemplo do Chevrolet Celta. Já o projeto do novo Uno está na fase de cotação de peças, seu desenvolvimento segue junto com o do novo Palio, previsto para 2010.
Para a linha 2009, muda a grade frontal, com filetes mais estreitados e logotipo vermelho, e calotas redesenhadas. No interior, a padronagem de revestimento dos bancos e quadro instrumentos também são novos.
Na linha 2008, o Mille já havia recebido alguns mimos, como luz de cortesia que se acende ao abrir a porta. O porta-malas passa a ser revestido de carpete, o motor do limpador de pára-brisa está protegido por uma tampa para que não fique exposto como nos modelos anteriores e a alavanca de marchas é a do Palio Fire.

Painel terá nova cor e oeconômetro!
O painel terá o quadro de instrumentos com o fundo cinza, sendo que o velocímetro com fundo branco. E, além do marcadores de temperatura e de combustível. O painel recebeu o econômetro, instrumento que indica se o condutor está dirigindo de maneira econômica ou não. O instrumento é dividido em duas faixas, sendo que a azul indica condução econômica e a amarela, consumo mais elevado. Ainda não foi dessa vez que recebeu o conta-giros. O nome do equipamento será Economy e estará disponível também no Palio e Siena Fire 2009.

Way
A versão com suspensão elevada do Mille passará a adotar o nome estampado na parte inferior das laterais e ainda irá adotar o logo Mille Way no lado esquerdo da tampa traseira. O nome Fire ficará sozinho do lado direito. As calotas também terão novo desenho.
Motor
Para atender as normas de emissões que entrarão em vigor, todas as marcas estão fazendo melhorias nos motores para linha 2009, e a Fiat até já registrou o nome de Ecofire para os propulsores Fire. Além de atender os limites, o fabricante aproveita para colocar no Mille o novo motor 1.0 de 73 cv (gasolina) - 75 cv (álcool), que fez sua estréia no Siena ELX 1.0 2008. Os protótipos circulam carregados com carga máxima para os testes com o motor, que será adotado em toda a linha 1.0 nos modelos 2009.

Kawasaki NinjaZX-10R...uma fera domada...


A superesportiva Kawasaki Ninja ZX-10R, modelo 2008, foi totalmente revista e atualizada. Tudo para ficar mais leve, mais compacta e mais potente, além de mais confortável e fácil de pilotar. Uma indigesta equação que fez a engenharia da montadora japonesa queimar fosfato sem economia. As mudanças técnicas também foram acompanhadas de modernizações no visual, que ficou menos arredondado, com formas mais retilíneas e vincadas.

Na musculatura, o motor, equipado com a tradicional arquitetura de quatro cilindros em linha, dotado de injeção eletrônica e refrigeração líquida, com 998cm³, passou de 182cv para 188cv a 12.500rpm, equivalentes, por exemplo, a três vezes mais que a potência de um carro popular, com motor de 1.000cm³. O motor teve a potência elevada e o peso reduzido em cerca de um quilo, graças ao emprego de componentes mais leves em sua construção.

Segredo
As propostas de uso e concepção dos motores de carros e motocicletas são completamente distintas, mas dão noção do potencial e grau de ferocidade e esportividade que a nova Kawasaki Ninja ZX-10R oferece, ainda mais com peso a seco (não-declarado) em torno dos 180kg. Com esses números, a badalada relação peso/potência gira em torno de 0,95kg/cv, ou pouco menos de um quilo, para cada cavalo de potência. Para domar a enorme cavalaria e deixar a moto guiável por pilotos comuns, o segredo foi adotar tecnologia.

Um segundo bico injetor no sistema de alimentação foi providenciado, para proporcionar uma entrega de potência, na medida do possível, mais suave, deixando o modelo mais amigável e fácil de controlar. Para também facilitar a pilotagem, a embreagem tem um sistema antitravamento, impedindo o bloqueio da roda traseira nas reduções mais radicais do câmbio de seis marchas, com transmissão por corrente. Para acompanhar as mudanças técnicas, o quadro, com dupla viga em alumínio, também foi revisto.

Visual
O quadro ficou compacto e também mais rígido, para suportar as novas exigências de esforço, com motor mais potente. A balança da suspensão traseira, no estilo banana, inspirada nas competições, também foi refeita. As exigências ambientais, cada vez mais severas, provocaram outras mudanças. O escape com saída alta deu lugar ao de saída baixa e lateral (direita), com formato mais largo, para abrigar o novo sistema catalizador, mais volumoso e eficiente.

Curiosamente, os piscas dianteiros foram encaixados em posição inédita, dependurados nas hastes dos espelhos. A carenagem também é diferente, com a frente mais bicuda. Já a traseira tem farolete com leds e suporte de placa dependurado. A suspensão dianteira (Kayaba) é invertida, com tubos de 43mm e 120mm de curso, e a traseira, mono, com 125mm de curso, ambas reguláveis. O freio dianteiro tem duplo disco margarida, com 320mm e pinças (Tokico) de quatro pistãos. O disco traseiro tem 220mm.

quinta-feira, maio 01, 2008

Sem comentários...


Enquanto o Prefeito promove propagandas MENTIROSAS, veiculada em rádio e tv em horário nobre dizendo que os buracos da Cidade de Manaus estão sendo tapados pelas máquinas da prefeitura...Um cidadão já sem forças e sem paciência de pedir ajuda a SEMOSB, em atitude desesperada...ilustra o descaso do PREFEITO!!!!
Esse ano é eleitoral...e parafraseando a frase de campanha da eleição do atual prefeito "seja inteligente não vote no Serafim!"...

Foto: by Diogo