sábado, dezembro 02, 2006

Corcel II, mais um cavalo da Ford!

Na TV, a publicidade mostrava-o correndo entre um Ford Mustang e um Mercury Cougar. O Ford Corcel como o Mustang, batizado com o nome de um cavalo, avançava entre os dois carrões vigorosamente. Fazia malabarismos dignos de carro esporte. A música da trilha sonora da propaganda era um entusiasmado rock, dos anos 70.

Um fato notável no Corcel II era a ventilação dinâmica, de grande vazão, depois largamente utilizada em modelos de outras marcas, dispensando a ventilação forçada, que quase não era usada. Com o mesmo motor do Corcel I, o desempenho não estava muito melhor, mas a segurança, estabilidade e nível de ruído, sim melhoraram.

As versões oferecidas pela montadora eram Corcel II L, básica; a luxuosa LDO, com interior totalmente acarpetado e painel com aplicações em madeira; e a GT, que se distinguia pelo volante esportivo de três raios, aro acolchoado em preto e pequeno conta-giros no painel, nenhuma trazia, porém, o termômetro d'água. O motor do "esportivo" tinha 4 cv a mais, que teoricamente não faziam muita diferença. Contava ainda com faróis auxiliares e pneus radiais. As rodas tinham fundo preto e sobre-aro cromado, mas, a grande falha era na suspensão demasiadamente flexível para um esportivo tornando o carro instável em curvas mais fechadas.

Detalhe curioso do GT era a carroceria em dois tons, separados por um filete vermelho. A parte de cima era sempre preta, contrastando com a parte de baixo. Mas a idéia não agradou, e em 1980 a parte preta se restringia à linha inferior da carroceria, abaixo do friso da porta. O filete vermelho continuava.

Em 1979 vinha o esperado motor de 1,6 litro, desenvolvido pela Renault, de melhor desempenho, e o câmbio de cinco marchas, que só o Alfa Romeo possuía. A quinta era um acréscimo às outras quatro e sua relação ficava próxima da quarta. Pela primeira vez era usada a denominação "1.6", com o ponto em vez da vírgula, o que é incorreto no sistema métrico. Atribui-se ao Corcel a introdução desse sistema inglês no Brasil, que resultaria no incoerente "1.0" (zero após a vírgula é desprezível) tão lido e ouvido atualmente.

Em 1980, acompanhando a evolução do álcool no Brasil, chegava a versão com motor movido pelo combustível vegetal, que tinha o então campeão de Formula Ford, Airton Senna como garoto propaganda. Falava-se que era o melhor a álcool produzido no País, pegava rápido, não demorava a esquentar, tinha pouca vibração e se mantinha regulado por muito tempo, tudo isso graças a um tanquinho de gasolina que pioneiramente foi colocado pela montadora que auxiliava as partidas com o derrame de gasolina no carburador no momento da partida, hoje disponível em todos os modernos carros flex. Um pequeno logotipo nos pára-lamas dianteiros, com a inscrição Álcool e quatro gotas azuis em degradê, indicava o combustível utilizado. Seu desempenho geral era tão bom quanto o do modelo a gasolina com acelerações mais rápidas, típicas desse tipo de combustível. Ter sido o último modelo a apresentar esta versão contribuiu para o bom resultado e subseqüente boa fama.
No final de 1986 esboçava-se a Autolatina, associação entre a Ford e a Volkswagen, que começou a operar em julho de 1987 e agrupava as atividades industriais e financeiras das duas fábricas no Brasil e na Argentina. Em minha opinião, o acordo beneficiou muito mais o grupo alemão do que a Ford.

A concorrência estava mais acirrada. O Passat envelhecia, o Polara não era mais produzido há anos, mas o Chevrolet Monza era mais moderno e potente, conquistando a liderança de vendas por três anos (de 1984 a 1986) e surpreendendo a todos. Em 21 de julho de 1986 o último Corcel deixava as linhas de produção de São Bernardo do Campo, SP. Marcou pelo conforto, acabamento e mecânica de qualidade confirmada. Foram 1,4 milhão de modelos produzidos um dos maiores sucessos da nossa indústria automobilística.
Sua herança ficaria para os outros modelos. Na linha 1987 o Del Rey ganhava uma versão despojada (L) e a Belina passava a ser dele derivada, substituindo a Scala. Apesar da perda do Corcel, seu conceito continuava vivo em modelos similares.

sexta-feira, dezembro 01, 2006

"VOU PERDER O EMPREGO ESTA NOITE", DIZ BB KING !!!

BB King é uma figura. Subiu ao palco do Bourbon Street na estréia da turnê brasileira nesta quinta-feira (30) e não parou mais. Pelo menos até esta segunda, quando o maior blueseiro do século faz seu último show no Brasil antes de "pendurar" definitivamente a boa e velha Lucile, a guitarra Gibson que virou sua marca registrada.
''Há 13 anos eu estava sentado aqui pela primeira vez'', relembrou King, que há tempos também foi escolhido para ser padrinho da casa de shows paulistana. O resultado do apadrinhamento é uma Lucile autografada, que o Bourbon guarda até hoje, protegida por uma redoma de vidro, como se abençoasse a todos os que tocam no lugar.

Que a noite era especial nenhum dos cerca de 450 presentes, que desembolsaram de R$ 900 a mais de R$ 4.000 para ver o rei, tinha dúvida. Afinal, BB estava retornando ao Brasil depois de dois anos para uma turnê de despedida, aos 81 anos de vida e mais de meio século de carreira. ''Vocês são muito bons'', ele não se cansava de repetir...

Simpático, King fez brincava com a idade, divertindo o público por quase 20 minutos com suas histórias. À certa altura, levou a platéia às gargalhadas quando, numa fala que poderia ter saído de um blues qualquer fundo de poço, decretou: "Vou perder o meu emprego esta noite!" E, imitando alguém da platéia, emendou: ''esse tal de BB é legal, mas fala demais''.

Fica aqui minha homenagem a um de meus idolos musicais, tenho certeza que o Blues, toca ainda mais triste com essa notícia, ao som de uma gaita chorona e uma guitarra aguda, prests a ficar solitária, sem o dedilhar do Rei!

Expectativa de vida do brasileiro cresceu para 71,9 anos!

A expectativa de vida do brasileiro cresceu para 71,9 anos em 2005, contra 70,5 anos em 2000, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estado com o melhor desempenho é o Distrito Federal, onde o indicador passou de 73,6 anos, em 2000, para 74,9 anos, em 2005. No outro lado do ranking, Alagoas apresentou o pior índice desde 2000, quando a esperança de vida era de 63,8 anos, e subiu para 66 anos em 2005. Segundo os pesquisadores, investimentos no antendimento à saúde e na infra-estrutura de saneamento básico e campanhas de vacinação e de incentivo ao aleitamento materno contribuíram para o aumento da longevidade.

Fonte: G1

quinta-feira, novembro 30, 2006

Harry Potter e a Ordem da Fênix - Teaser HBO - Legendado

Para os fãs de Harry Potter, ai vai um trailer meio que making off do bruxinho mais conhecido do mundo.

quarta-feira, novembro 29, 2006

A força está com ele


Em 2002, um canadense de 14 anos chamado Ghyslain Raza girava um pegador de bola de golf em algum canto de sua escola, fingindo ser Darth Maul do filme Star Wars episodio 1. Mas ele registrou tudo em vídeo e deixou a fita na escola, onde foi encontrada meses depois. Raza se tornou rapidamente uma sensação da internet conhecida como “Star Wars Kid”, com fãs colocando efeitos de sabre-de-luz e música para criar suas próprias versões do vídeo. Desde então, a cena tem sido um dos vídeos mais populares da rede, com aparições em programas de TV e seriados. Em 2003 Raza processou aqueles que tornaram seu vídeo público, mas o caso foi arquivado no início deste ano.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou neta quarta-feira (29) em Abuja, capital da Nigéria, onde terá encontros bilaterais com presidentes de países africanos e participará da Cúpula África-América do Sul.
Às 14 horas (11 horas em Brasília), Lula se encontrará com o presidente da Líbia, o ditador Muammar Al-Khaddafi. Em seguida se encontrará com o presidente do Togo, Fauré Gmassingbé, e depois com os presidentes de Gana, John Kufuor e do Senegal, Abdoulaye Wade.
Lula chegou ao hotel caminhando com dificuldades. Segundo assessores, ele torceu o tornozelo direito, ontem, em Brasília. O presidente chegou acompanhado apenas do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.
Fonte: G1

segunda-feira, novembro 27, 2006

Armas não matam pessoas, só arrancam um dedo do pé ou talvez dois


Em 2004, um grupo de crianças da Flórida convidou Lee Paige, um agente de 45 anos da Agência de Combate as Drogas dos EUA para um auditório com uma arma carregada para demonstrar manuseio de armas. Isso já foi ruim o suficiente, mas a vergonha maior é que o próprio Paige, num fato que ocorreu logo depois de pronunciar a seguinte frase: “eu sou a única pessoa nesta sala profissional o bastante para carregar uma Glock .40.”