sexta-feira, agosto 24, 2007

10 coisas que você não sabia sobre a Nokia

1) O ringtone "nokia tune" é baseado em um música de violão do século XIX chamada "Gran Vals" de Francisco Tárrega. Tanto que nos primeiros telefones Nokia ele era chamado "Grande Valse" . Sendo mudado por volta de 1998 para "nokia tune" por já estar associado aos telefone da fábrica finlandesa.

2) A primeira ligação GSM comercial foi feita em 1991 em uma rede da Nokia pelo primeiro-ministro finlandês Harri Holkeri, usando um telefone Nokia.

3) A Nokia é a maior fabricante de câmeras fotográficas do mundo já que seus celulares com câmera vendem mais que qualquer outro tipo de câmera.

4) O toque "Special"disponível aos usuários de aparelhos Nokia quando recebem SMS é, na verdade, o código Morse para "SMS". Da mesma maneira, o toque "Ascending" é o código Morse para "connecting people" que é o slogan da Nokia. E o toque "standard" é o código Morse para "M" (mensagem).

5) A fonte usada no nome Nokia é AgfaMonotype Nokia Sans , desenhada por Eric Spiekermann. A fonte usada nos manuais é Agfa Rotis Sans .^

6) Na Ásia, o dígito 4 nunca aparece em nenhum celular Nokia porque está associado à má-sorte em muitas partes do continente.

7) Nokia foi listada entre as vinte companhias mais admiradas do mundo na lista da Fortune de 2006.

8) Diferentemente de celulares de outros fabricantes, os celulares Nokia não iniciam a contagem do tempo de ligação ao conectar-se a rede e sim, no momento em que a ligação é iniciada. ( exceção celulares S60) .

9) A Nokia é conhecida como "aikon" (Nokia ao contrário) por usuários de outros telefones e por programadores de software para celulares porque "aikon" é usado em vários pacotes de desenvolvimento de software para celulares inclusive o pacote da Nokia para Symbian.

10) O nome da cidade natal da Nokia originou-se de um rio adjacente que se chama Nokianvirta ( palavra do finlandês arcaico que dava nome a um predador, atualmente extinto, que vivia na região).

quarta-feira, agosto 22, 2007

Pegadinha do banheiro

Achei bem engraçada =)

terça-feira, agosto 21, 2007

Balanço do Brasileirão



Passadas 20 rodadas do Campeonato Brasileiro, farei um breve comentário a respeito do desempenho dos clubes.

O São Paulo lidera desde a 17ª rodada, quando venceu o Grêmio no Estádio Olímpico, e tem na sua sólida defesa a grande arma para conquistar o pentacampeonato. O time levou gols em apenas 7 das 20 partidas e não sabe o que é ir buscar a bola no fundo das redes há 4 rodadas.

O Cruzeiro vem em ascensão desde a contratação do técnico Lourival Júnior e, após 4 vitórias seguidas, assumiu a segunda colocação no campeonato. Contando com o melhor ataque do campeonato, a equipe da Toca da Raposa tem em Wagner e Alecsandro os trunfos em busca do título. Vale lembrar que, junto com o São Paulo, o Cruzeiro é o único time que depende apenas de si para ser campeão.

O Vasco vem fazendo uma campanha bem acima das expectativas. Tem feito valer o fator campo e um azarão. É um time que não chega a empolgar, mas vem jogando direitinho e se mantendo entre os 5 primeiros colocados desde o início da competição. Leandro Amaral, Perdigão e Conca têm sido os destaques do time nas últimas rodadas.

O Botafogo vem em queda livre. Time sensação no início da competição, passou a patinar depois de vários problemas ocorridos em General Severiano. Primeiro o artilheiro dos gols bonitos, Dodô, deu positivo no exame antidoping, depois toda a confusão envolvendo os atrasos e afastamento do meia Zé Roberto. Há quem diga que agora o atacante André Lima, artilheiro do campeonato, está se transferindo para o Racing Santander da Espanha. De bom fica o primeiro tempo contra o Internacional na última rodada, quando a equipe voltou a lembrar aquele jogo vistoso de outrora.

O Palmeiras, após altos e baixos, parece que finalmente conquistou a confiança da torcida. Após a vitória sobre o Flamengo na última rodada, a equipe conseguiu espantar o fantasma de não conseguir bons resultados no Palestra Itália. Contando com a criatividade de Valdívia, a experiência de Edmundo e o sempre seguro Diego Cavalieri, o Palmeiras deve se manter entre os 8 primeiros colocados, mas não acredito que lute pelo titulo.

O Grêmio vem tentando reconstruir o plantel após o fim da Libertadores e a torcida não deve ter motivos pra se preocupar, afinal o técnico Mano Menezes é um dos mais competentes no Brasil e o Grêmio, dentro da normalidade, deve lutar até o fim do Campeonato por uma das vagas na Libertadores. Pode perder ainda o jovem Carlos Eduardo.

O Santos é uma incógnita. De certo só dá para saber que vem mais forte no segundo turno, mas não se sabe se fica apenas na briga pela Libertadores ou se ainda terá fôlego pra disputar o título. Conta com o faro de gol de Kléber Pereira e jogadores criativos como Pedrinho, Kléber, Rodrigo Tabata e Petkovic.

O Goiás começou muito mal o campeonato, depois subiu bastante e agora começa a perder rendimento novamente. Conta com os pontos conquistados no Serra Dourada para, mais uma vez, terminar entre os 10 melhores. Os veteranos Paulo Baier e Harley são os destaques até aqui.

O Atlético/MG contratou o técnico Leão, que gosta de trabalhar com jovens promessas, como é formado o elenco do galo mineiro. Este ano deve lutar apenas pela Sulamericana, mas ano que vem, caso o trabalho tenha continuidade, tem tudo para almejar vôos mais altos.

O Internacional perdeu pontos preciosos no primeiro turno e que podem fazer muita falta no segundo turno. A equipe, que voltou a ser treinada por Abel Braga, deve ser um dos destaques do segundo turno e lutar pela Libertadores. A possibilidade de título já é remotíssima.

O Sport tem um bom time, mas algumas vezes peca pela ansiedade. É capaz de fazer um tempo incrível e outro ridículo na mesma partida. Deve se manter motivada, pois, assim, tem grandes chances de se manter na zona de classificação para a Sulamericana.

O Corinthians vive um inferno astral. Sem direção, vê no competente PC Carpegiani um técnico capaz de contornar todos os problemas na cartolagem, evitando um desastroso rebaixamento à Série B. Perdeu o William, mas Gustavo Nery e Finazzi vêm dando conta do recado.

O Fluminense tem no falastrão Renato Gaúcho, advertido pelo STJD por declarar que o Flu vem sendo roubado, a figura de mais destaque no momento. Com vaga já assegurada na próxima Libertadores, resta ao Flu tentar recrutar jogadores capazes de fazer parte do elenco para o próximo ano. Está atualmente em 13º e deve ficar mesmo pela zona da marola - região intermediária da classificação - até o fim do campeonato.

O Figueirense iniciou a competição com um dos candidatos à Libertadores, mas perdeu fôlego e deve se contentar em lutar por uma vaga na Sulamericana. É uma equipe chata de se enfrentar, mas que não tem conseguido grandes resultados.

O Paraná teve um início brilhante, mas agora deve se preocupar para não ser rebaixado. Tem apresentado um futebol muito pobre nas últimas rodadas, culminando com a saída do técnico Gílson Kleina. Conta agora com o Lori Sandri no comando para tentar se manter na Série A.

O Atlético/PR faz disparada a sua pior campanha dos últimos anos no Brasileirão e, depois de péssimo desempenho com o técnico Antônio Lopes no comando, deve contratar o técnico Ney Franco para tentar recuperar a tranqüilidade. Não acredito, pelo elenco e estrutura que tem, que tenha problemas para melhorar a classificação no campeonato.

O Náutico abre a zona do rebaixamento e precisa fazer valer o mando de campo caso espere disputar o Brasileirão 2008. Vinha de recuperção, mas perdeu na última rodada em casa para o Atlético/MG. Tem no atacante Felipe uma das esperanças para superar o mau momento vivido. Uma coisa é certa: ou o Náutico consegue uma regularidade ou o seu destino será novamente a Série B.

O Flamengo, com seus 3 jogos a menos, continua na zona do rebaixamento. Apesar de não ter apresentado um futebol de encher os olhos, o time dirigido por Joel Santana e que tem 70% dos jogos restantes no Rio, deve se livrar do rebaixamento tranquilamente. Não acredito que termine entre os 8-10 primeiros colocados como sugere a torcida rubro-negra, mas não deve passar sufoco no fim do campeonato.

O Juventude vem agonizando e não vejo boas perspectivas para a equipe de Caxias do Sul. Com um elenco fraco e reduzido, dificilmente conseguirá êxito apenas com Wescley e Fábio Baiano fazendo boas partidas. Dificilmente se livra da degola este ano.

O América/RN, pra mim, já é um dos rebaixados. Não consegue sequer empatar em casa e deve continuar sendo o saco de pancadas deste ano. Uma pena para a torcida de Natal e para o futebol nordestino, mas o América/RN com esse elenco não faria um bom papel nem na Série B, o que dirá na Série A.