sexta-feira, abril 13, 2007

Resumão da F-1...


1-Kimi Raikkonen e a Ferrari dominaram o primeiro treino livre para o GP do Bahrein de Fórmula 1, que será realizado no circuito de Sakhir. O finlandês marcou 1m33s162 em sua melhor volta, 0s517 melhor que Felipe Massa, seu companheiro na equipe italiana. A McLaren fez o terceiro e o quarto tempos, com Lewis Hamilton e Fernando Alonso, respectivamente. Mas foi quase um segundo mais lenta que os carros vermelhos nesta sessão. Não contente, Kimi Raikkonen foi o melhor também na segunda sessão de treinos livres para o GP do Bahrein, no circuito de Sakhir. O finlandês da Ferrari marcou o tempo de 1m33s527, apenas 13 milésimos à frente de Lewis Hamilton, o Robinho da F-1, que ficou na segunda posição no treino. Robert Kubica, da BMW Sauber, foi o terceiro. Felipe Massa, que rodou após o motor de Jenson Button estourar à sua frente, terminou o treino na quarta posição. O brasileiro da Ferrari marcou o tempo de 1m33s772 e ficou 0s245 atrás de seu companheiro de equipe. Fernando Alonso, líder do campeonato, foi o quinto colocado, com 1m33s784, e também ficou atrás de seu colega na McLaren.


2-Felipe Massa está esperando que sua sorte melhore no GP do Bahrein, que será realizado neste fim de semana, após duas corridas decepcionantes. O piloto da Ferrari teve de largar no fim do grid na Austrália por causa de problemas de câmbio e chegou em sexto. Na Malásia, ele largou na pole, mas cometeu vários erros e terminou em quinto.Confira uma galeria com as melhores fotos desta quinta-feira no Bahrein!- Sinto que algo está faltando, começando pelo primeiro fim de semana, quando não tive muita sorte e no último, quando não larguei bem e este foi o maior problema. Foi uma corrida normal, tive a chance de tentar e arrisquei. Não estou desapontado por tentar ultrapassar Lewis Hamilton – diz, em entrevista ao site da revista inglesa "Autosport".


3-A McLaren vai testar o MP4/22 nos dias 25 e 26 de abril na cidade de Palma de Mallorca, na Espanha. Quarenta engenheiros e um piloto de testes estarão na cidade durante a realização das avaliações aerodinâmicas. De acordo com reportagem publicada no jornal "Mallorca Diario", a equipe fará cerca de seis viagens por ano para o Aeroclube Sant Lluís, que tem uma reta de 1.850 metros de extensão. A equipe não vai permitir a presença do público durante os testes. A McLaren trata a questão com muito cuidado, para evitar o vazamento de informações confidenciais, que podem acabar nas mãos de times rivais. Mas pelo menos um evento promocional deverá ser realizado, para atender aos fãs de Fernando Alonso e Pedro de la Rosa, piloto de testes da equipe inglesa.


4-O deserto de Sakhir, onde será realizado o GP do Bahrein, no próximo domingo, terá uma corrida com tempo nublado, muito calor e sem chuva. A previsão é de uma temperatura máxima de 28ºC na hora da prova, de acordo com a assessoria de imprensa do circuito. Apesar do tempo seco ser normal no Bahrein, a chuva costuma aparecer ocasionalmente. Nuvens estarão presentes sobre o circuito durante os treinos de sexta-feira. Mas as chances de chover são muito pequenas. Só que os meteorologistas estão avisando aos turistas do risco de tempestades na tarde de sexta.


5-Bruno Senna estréia na Fórmula GP2 neste final de semana no Bahrein. Os treinos livres e classificatórios da sexta-feira abrem a rodada dupla no circuito de Sakhir, uma das 11 pistas do calendário onde o piloto de 23 anos já tem alguma experiência. Em 2006, convidado pelos organizadores, Bruno participou de uma das preliminares da Fórmula 1, uma corrida de celebridades, ao volante de um Holden V8.


6-Giancarlo Fisichella afirmou que a Renault estaria na mesma situação nesta temporada mesmo se tivesse Fernando Alonso. O espanhol foi bicampeão na equipe francesa e neste ano estréia na McLaren. Para o italiano, os problemas são do carro, que precisa andar cerca de um segundo mais rápido por volta. - Nosso problema é que necessitamos de mais de um segundo por volta e não existem pilotos capazes de fazer isso. O Fernando é um grande piloto, mas com ele a situação seria a mesma. A Renault estaria igual com Alonso – afirma Fisichella, em entrevista à imprensa européia. Fisichella é o quinto no campeonato, com sete pontos, após ser quinto na Austrália e sexto na Malásia. Heikki Kovalainen, seu companheiro, não pontuou em Melbourne e foi oitavo em Sepang. Neste ano, a Renault é quarta colocada no Mundial de Construtores.

quinta-feira, abril 12, 2007

Em quanto isso.... O ex-campeão da F1 amarga insucesso.

O canadense Jacques Villeneuve, campeão mundial de F-1 em 1997, acusou a imprensa pelas baixas vendas de seu primeiro disco como cantor, o “Private Paradise”.

O piloto, que completou 36 anos nesta semana, bradou muitas criticas ao tablóide canadense “Le Journal”, que cravou a venda de apenas 233 cópias do disco de estréia de Villeneuve até o momento.

No entanto, o ex-integrante da BMW Sauber apresentou números bem diferentes (entre 1.200 e 1.500 cópias vendidas), acusou os jornalistas responsáveis pela matéria de “idiotas” e afirmou que o jornal pode causar um efeito negativo nas vendas.

“As pessoas fugiram do contexto e fizeram os fãs acharem que o disco ‘deve ser uma merda’. Estamos na 49ª posição (nas paradas), o que é aceitável na primeira semana. O 20° colocado tem cerca de 50 CDs a mais”, criticou.

terça-feira, abril 10, 2007

FMS apresenta Pizzonia e Tahinci na Turquia


A FMS, equipe pela qual o brasileiro Antonio Pizzonia disputará a temporada 2007 da GP2, fará sua apresentação oficial ao público nesta terça-feira (10) em Istambul, na Turquia. Esta será a última escapa do time do italiano Giancarlo Fisichella antes da estréia neste domingo, no Bahrein. Para a etapa de abertura do campeonato , o amazonense aposta na reformulação feita no time, mas tem consciência de que os rivais virão fortes. “Temos um grupo novo, com um engenheiro jovem e com potencial, mas sem a mesma experiência de outros na GP2”, afirmou.
“Como os dois carros da iSport apresentaram um fantástico desempenho durante a pré-temporada, e a ART vem de dois títulos seguidos, e ambos os times com ótima dupla de pilotos , tenho certeza de que a briga para alcançar nossos objetivos será muito acirrada”, avaliou o amazonense.
Mesmo sendo conhecido como um ex-piloto de F-1, por ter realizado corridas pelas equipes Jaguar e Williams, Pizzonia acredita que é sua experiência em outras categorias de base que lhe dará o suporte na GP2.
“Minha experiência em nove anos de automobilismo vai me ajudar muito nesta difícil temporada. Assim como minha experiência como piloto de testes de F-1, que me deu uma boa base de trabalho para acerto de carros”, completou Pizzonia, que terá o turco Jason Tahinci como companheiro na FMS.

segunda-feira, abril 09, 2007

O PDA vai morrer?

Durante anos ele prometeu ser seu “faz tudo” digital. O Assistente Pessoal Digital, ou “PDA” para os íntimos, no entanto, levou uma rasteira e outro aparelhinho parece que vai assumir seu lugar no futuro da convergência tecnológica: o celular. Com cada vez mais funcionalidades no telefone portátil, fica a pergunta: o PDA vai morrer? Para analistas do setor, sim. A morte do PDA será lenta, mas já está em curso. “O celular é o hardware que foi escolhido pela maioria da população para a era da convergência”, afirmou ao G1 o consultor Ivair Rodrigues. “É uma tendência praticamente irreversível”, diz ele.
O futuro negro dos computadores de mão já começa a ser sentido no mercado. Rumores de uma venda da principal fabricante de aparelhos do tipo, a Palm, já tomam conta do mercado há algumas semanas. Os possíveis compradores? Exatamente duas das maiores empresas de telefonia do mundo: a Nokia e a Motorola. Segundo Ivair Rodrigues, duas características principais levaram à vitória dos celulares sobre os PDAs. A primeira é o preço. A segunda, o tamanho.

“As pessoas querem aparelhos cada vez menores, que ocupem pouco espaço. Por que eu vou ter um aparelho de som enorme se eu posso ter um iPod, que conectado a uma caixinha de som tem a mesma qualidade? Por que comprar uma câmera digital, se consigo comprar por um preço justo um celular que tira fotos de qualidade razoável?”, explica. “O aparelho que conseguisse unir o maior número de funções, no tamanho mais compacto, com o melhor preço primeiro ganharia a corrida. E quem ganhou foi o celular, não o PDA”, diz ele. O vice-presidente da Palm no Brasil, Alexandre Sjapiro, concorda, mas nem tanto. Segundo ele, a empresa -- que fabrica tanto PDAs quanto telefones multifuncionais, os chamados “smartphones” -- não encara o futuro de seu filho preferido com tanto pessimismo. “Não é que [o mercado dos PDAs] está declinando. Na verdade, é o volume dos smartphones que está tendo uma explosão avassaladora. Mês a mês estamos batendo recordes de venda e de produção no Brasil,” diz ele. A Palm possui no país cerca de 2 milhões de PDAs em circulação, segundo dados da própria empresa. O mercado dos celulares multifuncionais, no entanto, é cerca de dez vezes maior. “Tenho uma teoria de que todo usuário de telefone pós-pago hoje é um potencial usuário de smartphones. É um público de 20 milhões de usuários contra os 2 milhões do PDA,” afirma o vice-presidente. A Palm nega que tenha investido no segmento dos celulares multifuncionais para fugir do barco furado dos PDAs. “Na verdade, acredito que a empresa foi visionária ao ver que a categoria smartphone é muito maior que a categoria PDA. A Palm investiu nisso há quatro anos. Nessa época ninguém falava em queda de vendas dos PDAs”, diz Sjapiro.
Outra fabricante, a HP, discorda totalmente do iminente fim dos computadores de mão. Para eles, o movimento é exatamente o contrário. “O que estamos sentindo no mercado é que muitas empresas e muitos profissionais liberais têm migrado sua agenda e seu telefone celular para o PDA”, diz Frederico D’Ávila, gerente de produtos de mobilidade da empresa.
Aniquilação total?
Do jeito que vai, parece difícil que o PDA assuma a posição de favorito dos usuários. Mas Ivair Rodrigues alerta que a tendência "praticamente irreversível" não é "totalmente irreversível." "Essa é a grande maravilha da indústria digital. Há sempre um mundo novo a ser explorado. Os PDAs podem apresentar uma nova função, inédita, que vire esse jogo," diz ele. O vice-presidente da Palm diz que essa é exatamente a estratégia para manter os Palms no mercado. "A categoria precisa estar sempre se reinventando. Vamos apostar em coisas novas como disco rígido, telas grandes, wifi," diz Alexandre Sjapiro. “Na nossa visão, os PDAs vão continuar existindo nos próximos 5 ou 10 anos," afirma.

domingo, abril 08, 2007

Comentários do GP da Malásia de F-1.

O espanhol Fernando Alonso ficou surpreso ao conquistar sua primeira vitória pela McLaren logo em sua segunda corrida pelo time, o GP da Malásia, realizado na madrugada de domingo, em Sepang.
Pilotando com maior elegância, seguindo as dicas dos engenheiros fez uma bela corrida, em uma pista que poupar carro é o segredo!
O inglês Lewis Hamilton, da McLaren, disse que o GP da Malásia foi a corrida mais difícil de sua carreira até o momento. Após pular da quarta para a segunda colocação na largada, o piloto segurou Felipe Massa, da Ferrari, até o erro do brasileiro, e depois agüentou a pressão de Kimi Raikkonen até o final da prova, terminando em segundo.
Uma corrida irretocável do inglês!!!

Kimi Raikkonen, da Ferrari , revelou que não pôde dar o máximo no Grande Prêmio da Malásia por conta de seu motor, pois a unidade não estava em plena forma desde a corrida na Austrália. Assim, o finlandês teve de ficar com a terceira posição em Sepang.
Uma boa corrida para quem sofria de problemas no motor, vale lembrar o calor na Malásia é descomunal, assim, o piloto finlandês se mostrou maduro ao poupar sua ferrari!

O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, acredita que até poderia ter conseguido manter o mesmo ritmo de Fernando Alonso , da McLaren, durante o GP da Malásia, mas não conseguiu realizar a ultrapassagem sobre Lewis Hamilton, que terminou a corrida em segundo.
Massa se mostrou precipitado, irresponsável, imprudente e imaturo ao forçar uma ultrapassagem em Lewis Hamilton, da McLaren, talvez se tivesse sido mais frio e menos impulsivo não teria pego um X e terminado em 5º no GP. Em resumo Decepção com o piloto brasileiro, que ao contrario de seu companheiro de equipe, que sofria com problemas no motor, Massa possuía motor e caixa de marcha novos!