sexta-feira, maio 02, 2008

Fiat pode fazer nova versão do Topolino!

Foto: Gabriella Sandoval/G1
O acordo que a Fiat com o fabricante da Sérvia Zastava pode trazer de volta ao mercado internacional o Topolino, carro que foi um dos símbolos da Fiat entre as décadas de 1930 e 1950. O acordo firmado na quarta-feira (30) prevê a produção de um minicarro na fábrica em Zavodi Crvena Zastava, cidade a 140 km de Belgrado, capital da Sérvia.
O novo Topolino aproveitaria a plataforma do Fiat 500 ("Cinquecento"), carro muito popular na Europa, e iria seguir a política de expansão de mercado e do portfólio de produtos da Fiat pelo mundo. História
O Topolino foi produzido de 1936 a 1955, com um total de 520 mil unidades produzidas. Na época de sua produção, o carrinho da Fiat era um dos menores carros do mundo. Ganhou o nome em alusão ao ratinho Mickey Mouse, conhecido como Topolino na Itália. O carro era equipado com um motor de quatro cilindros de 569 cilindradas capaz de alcançar a velocidade máxima de 85 km/h. O radiador ficava atrás do motor.
O Topolino foi substituído pelo Fiat 500 na metade dos anos 50. Alguns colecionadores brasileiros conservam antigos modelos do veículo.

Nenhum comentário: