sábado, outubro 14, 2006

DeLorean DMC-12, um sonho de aço!

O DeLorean DMC-12 era a máquina do tempo na trilogia de volta para o futuro (Back to the future), filmes que fizeram enorme sucesso. Esta sem dúvida foi sua maior propaganda. Ficou conhecido nos quatro cantos do mundo e por pessoas de todas as idades que gostam de ficção científica.

O carro fez a platéia vibrar no primeiro filme e nas duas continuações, estrelados por Michael J. Fox e Christopher Lloyd. Tinha acessórios extravagantes que faziam dele um laboratório ambulante. Incontáveis fios e canos na parte externa e, na traseira, algo como dois propulsores a jato davam o toque futurista. Mas, nessa matéria iremos falar de um sonho de aço iremos falar do carro por trás do mito.

Em 1975, John Zachary DeLorean fundou a DeLorean Motor Company Ltd. com um objetivo em mente: "Desenhar e construir um carro que deve ser tão seguro quanto possível, confiável, confortável, prático e bem construído, que tenha um grande prazer ao dirigi-lo e com uma inconfundível elegância em sua aparência."

DeLorean nasceu e foi criado em Detroit, Michigan, em 6 de Janeiro de 1925 e era formado em engenharia mecânica. Por toda a sua vida se envolveu com a indústria automobilística. Filho de uma famíla de baixa classe média dos Estados Unidos, cujo pai era operário de fundição da Ford, cedo em sua carreira foi chamado para ser o engenheiro chefe da Pontiac. Ficou conhecido por ter trazido a vida o Pontiac GTO em 1964. DeLorean teve uma brilhante carreira na Pontiac, e em 1969 foi promovido para Gerente Geral da Chevrolet. Nos poucos anos seguintes, ele fez evidentes melhorias para a área de design e qualidade da Chevrolet. Então em 1973, DeLorean foi promovido para vice-presidente das divisões de automóveis e caminhões da General Motors americana. Ele foi indicado para ser o próximo presidente da GM, mas devido a constantes desavenças com a administração da mesma, eleacabou por sair da empresa.

Livre da GM, DeLorean foi tentar realizar seu sonho de tornar o DeLorean DMC-12 uma realidade, encabeçando um império de negócios financiado por US$ 500 milhões de outras pessoas. Começou contratando os melhores engenheiros, designers, e a construir sua fábrica em Dunmurry, perto de Belfast, Irlanda do Norte (a fábrica ia ser em Porto Rico, mas a Grã Bretanha ofereceu mais dinheiro). Contou com a ajuda de Colin Chapman, da Lotus, no desenvolvimento do carro, e de Giorgio Giugiaro (o mesmo que desenhou o BMW Nazca,Lotus Esprit, VW Golf, Fiat Uno e o Fiat Palio), da ItalDesign, no design do carro. DeLorean planejou estrear o carro em 1978, mas ele fez sua estréia em 1981.

O primeiro protótipo saiu em 1975, tinha o motor 2.0 do Citroën CX de quatro cilindros e 102 cv de potência. DeLorean o achou muito fraco para o carro e decidiu trocá-lo pelo Peugeot-Renault V6 de 2850 cc, com comando de válvulas e cabeçote Volvo e 145 cv (SAE) de potência.

O DMC-12 tinha um preço por volta de US$ 28.000 e tinha como característica as portas asa-de-gaivota, motor traseiro, vigia traseira em persianas (copiada do Lamborghini Miura e do Lancia Stratos), e a carroceria de aço inoxidável. O interior era disponível em preto ou cinza, com bancos de couro, vidros verdes e espelhos elétricos, ar condicionado, painel completo e coluna de direção ajustável.

No conceito de John DeLorean o DMC-12 era o "carro ético", produzido para ter vida longa e dar muita segurança aos seus passageiros. Tudo começava com um chassi construído por meio de um processo de moldagem em fibra de vidro e espuma de uretano saturado de resina, o ERM (Elastic Reservoir Molding). O resultado foi um chassi leve, mas forte, encimado pela carroceria de aço inoxidável. Os painéis exteriores de aço inoxidável (oito vezes mais caro que o aço estampado comum) são fixados com parafusos, preferidos em lugar de solda, para facilitar reparos. As portas asa-de-gaivota foram escolhidas por motivo de segurança (têm menor tendência a se obstruir em uma colisão) e por motivo de estética, pois dava um toque diferente ao carro.

Além de muito bom, o carro era relativamente fácil de manter, graças a peças comuns a vários modelos do mercado europeu, encontradas sem problemas até hoje. O aço inoxidável de sua carroceria não precisa de pintura ou cera, a única preocupação eram os arranhões, elimináveis com a ajuda de uma escova de palha de aço especial. O espaço interno é amplo, reflexo direto do tamanho de seu criador, um homem de 1,90 m de altura.

O aço inoxidável fazia de John DeLorean um pouco parecido com Henry Ford, que não admitia outra cor para seus carros que não o preto: o DMC-12 pode ser escolhido na cor que o proprietário quiser - desde que seja o aço levemente amarelado, cujos tons variam suavemente com a luz do céu.

As vendas iniciais do DMC-12 foram excepcionais. Mas em 1982 as vendas caíram drasticamente e forçou De Lorean a procurar apoio financeiro. Não sendo capaz de fazer mais nada, a De Lorean Motor Company Ltda foi à falência em 1983. A DeLorean Motor Company Ltda produziu aproximadamente 8600 DMC-12 entre 1981 e 1983, dos quais um esta no Brasil em perfeito estado.

Há muitas contradições sobre a falência da DeLorean Motor Company Ltda (na verdade ela entrou em concordata). John Z. DeLorean aplicou suas economias numa pesada importação de cocaína com o valor de US$ 25 milhões na última tentativa de salvar seu sonho. Como não podia deixar de ser, infelizmente, ou felizmente deu tudo errado. DeLorean foi preso na cela 2 B4 da Casa de Vidro, uma prisão de Los Angeles e solto dez dias depois por falta de provas. Na véspera do Natal de 1982, o DeLorean DMC-12 saiu de linha para entrar na História do automóvel, se tornando um mito - e entrando também para a glória de Hollywood na trilogia De Volta para o Futuro.

Homenagem a um sonhador, John Z. DeLorean que morreu, em razão de complicações decorridas de um ataque cardíaco. Ele tinha 80 anos.

Nenhum comentário: