sábado, novembro 04, 2006

Ferrari Falsa (2) do seriado, Miami Vice da decadade 80!

Encerrando as matérias sobre Ferraris falsas, utilizadas em filmes e seriados de TV, irei falar neste sábado do seriado Miami Vice exibido nos anos 80, que esta em voga devido a onda retrô dos cinemas.
Em 1984, quando o seriado estreou na TV americana, Miami era o retrato do "paraíso perdido" proclamado três anos antes pela revista "Time": um ninho de cocaína, crime e corrupção.
Ironicamente, foi à série sobre policiais combatendo o crime em Miami que fez a cidade reviver, mostrando seu lado obscuro, mas com elegância e glamour. Na TV Sonny Cockett (Don Johnson) e Rico Tubbs (Philip Michael Thomas) desfilavam sua elegância em meio ao submundo e ambientes sórdidos.
Nessa cidade deliciosamente perdida, os "TV Cops" Crockett e Tubbs são intérpretes de uma farsa. Apesar de mal terem dinheiro para uma conta no banco, a fauna local os conhece como Burnett e Cooper, dois “negociantes” de lucros duvidosos, desfrutando de barcos à vela e de corrida, indo a festas em carros Ferrari, em trajes como Versaci, Cerruti, Uomo, Hugo Boss e usando relógios Ebel ou Rolex. Claro, nada verdadeiramente deles. Para reforçar a vida dupla, o escritório Gold Cost Shipping Co. é na verdade a fachada do departamento de polícia em que trabalham, e nem na lista telefônica seus verdadeiros sobrenomes aparecem.
Mas, vamos ao que nos interessa, a Ferrari usada na primeira e segunda temporada, É FALSA, na verdade a Ferrari Daytona 365 GTS/4 spyder negra é uma réplica perfeita construída na plataforma de um Corvette Sting Ray.

A verdadeira Ferrari Daytona 365 GTS/4 spyder é um clássico da fábrica de Maranelo, foram construídas 1.383 unidades do modelo Berlinetta, além dos 16 de competição e dos 125 conversíveis, ou seja, um total de 1.523 unidades.
Não é um dos produtos mais exclusivos que a Ferrari já lançou, mas mesmo assim a procura e seus preços continuam em alta. Um modelo fechado custa no mínimo US$ 100.000 no mercado europeu, os conversíveis são comercializados por mais de US$ 400.000 e um modelo de competição não sai por menos de incríveis US$ 1.000.000 - todos em excelente estado, naturalmente.
A Ferrari Daytona 365 GTS/4 é dotada de um motor longitudinal de 12 cilindros em V com duplo comando em cada cabeçote e 2 válvulas por cilindro. Cilindrada de 4.390 cm3. Seis carburadores de corpo duplo Weber rendem uma potência máxima de 352 cv a 7.500 rpm e torque máximo: 44 m.kgf a 5.500 rpm. Tudo isso se traduz em um bom desempenho para a época, tinha velocidade máxima de 280 km/h, aceleração de 0 a 100 km/h, 5,6 s e aceleração de 0 a 240 km/h, 31,5 s.
Foi a última Berlinetta de motor dianteiro da marca e o último modelo a ser concebido sem participação da Fiat, o 365 GTB/4 "Daytona" é sem dúvida um dos modelos mais lembrados pelos amantes da Ferrari e um dos mais valorizados pelo mercado. Um carro imortal na memória de qualquer apaixonado por automóveis.
Voltando a série, o visual muda consideravelmente na terceira temporada, tornando-se mais original. Nesta há uma espécie de fechamento de círculo com a destruição da falsa Daytona 365 GTS/4 spyder negra, e a chegada da Ferrari Testarossa pérola (veja foto), um modelo autêntico patrocinado pela Ferrari of North America, contornando um certo constrangimento promocional causado pela “falsa” Daytona.

Obs: Nas duas primeiras fotos, notem a semelhança do para brisa do Corvette com a da falsa Ferrari, é um dos pontos mais visíveis da adaptação!

sexta-feira, novembro 03, 2006

Pizzonia acerta carro para condição de corrida

Em mais um dia de testes de inverno nesta quarta-feira (01/11), a Fórmula GP2 contou com diversos pilotos que pretendem correr na categoria na temporada de 2007, entre experientes e novatos, e mais uma vez um dos destaques foi o ex-piloto de Fórmula 1 Antonio Pizzonia, que trabalhou nos ajustes para ritmo de corridas no carro da FMS International (Fisichella Motor Sport), e novamente andou entre os primeiros. O melhor tempo voltou a ser do italiano Luca Filippi, desta vez pilotando um carro da Arden. Em seus primeiros contatos com um carro da GP2 após participar de mais uma etapa da Fórmula Mundial (ChampCar) na Austrália, Pizzonia se empenhou no ajuste do carro da equipe do piloto da Renault F1 Giancarlo Fisichella, com bastante combustível para uma longa seqüência de voltas, portanto, sem o objetivo de marcar um tempo rápido.
"Concentramos bastante nosso trabalho de desenvolvimento do carro com tanque cheio e simulando corrida. Foi um dia extremamente produtivo para a equipe e para mim que estou conhecendo o carro cada vez mais. A pista estava muito inconstante durante o dia, o que dificultou o teste de todos, com ventos ate 40 km/h”, ressalta o manauara.
Entre os outros brasileiros, Bruno Senna também obteve destaque com o terceiro melhor tempo, a bordo de um carro da equipe Arden, a mesma na qual Luca Filippi obteve a melhor marca da sessão. Xandinho Negrão conseguiu um oitavo tempo, pela Minardi by Piquet Sports, equipe na qual o paulista já está confirmado para 2007.
Confira os tempos da última sessão de treinos desta semana:
1 Luca Filippi (ITA/Arden) 1min13s827 (30 voltas)
2 Franck Perera (FRA/Durango) 1min3s837 (36)
3 Bruno Senna (BRA/Arden) 1min13s871 (33)
4 Antonio Pizzonia (BRA/FMS) 1min14s132 (31)
5 Nicolas Lapierre (FRA/DAMS) 1min14s138 (25)
6 Jose Maria Lopez (ARG/BCN) 1min14s203 (40)
7 Borja Garcia (ESP/Isport) 1min14s275 (26)
8 Alexandre Negrao (BRA/Piquet) 1min14s276 (35)
9 Kohei Hirate (JAP/Trident) 1min14s309 (35)
10 Paul Di Resta (ESC/Trident) 1min14s429 (52)
11 Javier Villa (ESP/R.Engineering) 1min14s439 (28)
12 Kaziki Nakajima (JAP/DAMS) 1min14s466 (33)
13 Guillaume Moreau (FRA/R.Engineering) 1min14s687 (35)
14 Hiroki Yoshimoto (JAP/Super Nova) 1min14s851 (29)
15 Vitaly Petrov (RUS/FMS) 1min15s063 (30)
16 Mike Conway (GBR/DPR) 1min15s074 (24)
17 Ricardo Risatti (ARG/BCN) 1min15s083 (19)
18 Roldan Rodriguez (ESP/Campos) 1min15s164 (39)
19 Dominick Muermans (HOL/Durango) 1min15s420 (37)
20 Jonny Reid (NZL/Super Nova) 1min15s458 (29)
21 Christian Bakkerud (DIN/Isport) 1min15s770 (11)
22 Tomas Kostka (CZE/Piquet) 1min16s129 (35)
23 Michael Patrizi DPR 1:16.682 (30)

Lula quer medidas que assegurem o crescimento!

O presidente Lula cobrou dos ministros da área econômica - Guido Mantega, Paulo Bernardo, Henrique Meirelles, Luiz Fernando Furlan - e da ministra Dilma Roussef medidas concretas que possam assegurar um crescimento mais vigoroso.
Segundo fontes do Papadas, o presidente decidiu não esperar os ministros e começou o duro processo de crescimento sozinho.

Brasil vence a terceira e se classifica!

KOBE, Japão – As meninas brasileiras passaram sufoco, mas conseguiram vencer o terceiro jogo na busca do título Mundial inédito. Com a vitória, a seleção já está classificada para próxima etapa da competição.
O time começou bem, se perdeu no meio da partida, no final mostrou garra e buscou a vitória. A seleção venceu a Holanda, nesta sexta-feira por 3 sets a 2, com parciais de 25/18, 23/25, 23/25, 25/18 e 15/9.
Invicta na competição, a seleção brasileira volta à quadra para enfrentar os Estados Unidos, neste sábado, às 2h (Brasília).
Fonte: G1

MICROSOFT FECHA PARCERIA COM NOVELL E FORNECE SUPORTE A LINUX

As rivais Microsoft Corp e Novell divulgaram nesta quinta-feira (02) ter chegado a um acordo para permitir a compatibilidade entre os sistemas operacionais Linux e Windows. Segundo a parceria, anunciada pelos presidente-executivos da Microsoft, Steve Ballmer, e da Novell, Ron Hovsepian, as empresas irão desenvolver e fornecer suporte para uma série de produtos e prover aos respectivos clientes cobertura de patentes para seus produtos.
Quem diria hein?
Fonte: G1

quinta-feira, novembro 02, 2006

Ladrão chama a Polícia para se salvar de seu perseguidor

Varsóvia, 2 nov (EFE).- Um ladrão de 25 anos da cidade de Gliwice (Polônia) que entrou em uma casa em construção para roubar, teve que chamar a Polícia para se salvar de seu perseguidor, o guarda da obra. O porta-voz da Polícia em Gliwice informou à imprensa que o vigia da obra, um jovem de 28 anos, atacou o intruso com um machado e com tanta violência que lhe causou graves lesões.O ladrão, já dentro da casa em construção, foi surpreendido pelo guarda, que dormia na guarita, e teve que fugir para se salvar.Vendo que seu perseguidor tinha más intenções, o ladrão se refugiou na caminhonete que tinha usado para chegar na casa que pretendia saquear e, antes que o guarda conseguisse quebrar o pára-brisas, conseguiu pedir auxílio à Polícia através de seu celular.Os agentes chegaram a tempo para impedir que o violento vigilante matasse o ladrão.O guarda de segurança está detido a pedido da Promotoria, que prevê acusá-lo de ter se excedido na proteção dos bens que vigiava.

Bem Bolado!

quarta-feira, novembro 01, 2006

Respostas do teste de slogans antigos

Conforme o prometido na segunda-feira, dia 30 de outubro, aqui estão as respostas do teste de slogans.

http://www.terra.com.br/istoedinheiro/quiz/publicidade/slogan/

1-A gente veio aqui pra beber ou pra conversar?
R: Cerveja Antarctica

2-Não esqueça a minha...
R: Caloi

3-Tem 1001 utilidades
R: Bombril

4-Uma boa idéia
R: Caninha 51

5-Um raro prazer
R: Cigarros Carlton

6-Impossível comer um só
R: Salgadinhos Elma Chips

7-Dê férias para os seus pés
R: Chinelos Rider

8-Vale por um bifinho
R: Danoninho

9-Parece mas não é
R: Denorex

10-É gosto e faz bem
R: Sorvete Kibon

11-A meia da loba
R: Meias Lupo

12-O sucesso
R: Cigarros Hollywood

13-Bons momentos pedem um bom café
R: Café Nescafé

14-Eu sou você amanhã
R: Vodka Orloff

15-As amarelinhas
R: Pilhas Rayovac

16-Legítimas só...
R: Havaianas

17-Terrível contra os insetos. Contra os insetos
R: Inseticida SBP

18-Fresquinho porque vende mais. Vende mais porque é fresquinho.
R: Biscoitos Tostines

19-Você conhece, você confia
R: Volkswagen

20-Energia que dá gosto.
R: Nescau

21-Tão bonitinho...
R: Ortopé

22-Abra a boca é...
R: Royal

23-Uma grande cerveja.
R: Kaiser

24-Sorriso saudável. Sorriso...
R: Colgate

25-Tem coisas que só a ... faz pra você
R: Philco

26-O sabor da nova geração
R: Pepsi-Cola

27-É da Vulcabrás
R: 752

28-Faz do leite uma alegria
R: Quik

29-Venha para onde está o sabor
R: Marlboro

30-Sol na medida certa
R: Sundown

Vejá o autografo de Rubinho na tartaruga Rubens, antes de passar na TV!

Ao chegar ao Pacaembu para a partida de futebol beneficente entre os pilotos brasileiros de automobilismo, Rubens Barrichello foi abordado pelos apresentadores do programa "Pânico da TV", que pediram um autógrafo.
- Se vier com a tartaruga eu vou ficar bravo. Nem começa com essa história - brinca Barrichello.
Mas não teve jeito, os apresentadores foram insistentes e sacaram de uma sacola a famosa tartaruga Rubens, que foi presenteada a Michael Schumacher duarante em uma entrevista coletiva antes do GP do Brasil.
- Não tem jeito mesmo, dá ela aqui que eu assino - disse o bem-humorado piloto.
Fazer o que né?

Coisa de americano...

ATTLEBORO, Estados Unidos - Autoridades de uma escola primária em Boston proibiram as crianças de brincar de pega-pega ou qualquer outro jogo de perseguição sem supervisão adulta durante o recreio. A justificativa é o temor que os alunos se machuquem e depois culpem a instituição por isso. "O recreio é um momento em que acidentes podem acontecer", afirmou Gaylene Heppe, a diretora da escola primária Willett, que aprovou a medida. Apesar de não haver nenhuma proibição distrital contra esportes de contato durante o recreio, as regras locais têm seguido a idéia. Diversas escolas na região de Attleboro, uma cidade de 45 mil residentes, proibiram o jogo de "queimada" há alguns anos, afirmando que era excludente e perigoso.
Escolas primárias em Cheyenne, Wyoming e em Washington também baniram o pega-pega durante o recreio. Uma escola suburbana de Charleston proibiu qualquer esporte de contato sem supervisão adulta.
"Acho uma pena que as crianças de hoje tenham suas vidas controladas assim tão de perto", disse Debbie Laferriere, que tem dois filhos estudando em Willett, há cerca de 64km do sul de Boston. "Brincar de pega-pega é simplesmente parte de ser criança." Outra mãe de Willett, Celeste D'Elia, disse que seu filho se sente mais seguro por causa da regra.
"Eu já testemunhei muitos casos em que as crianças quase colidiram umas com as outras", afirmou.
Coisa de americano mesmo, em um país que sofre com autos indices de obesidade, se proibe uma brincadeira divertida e altamente esportiva onde crianças podem estar gastando as calorias que adquiriram em um sorvete, por exemplo. E o que mais me deixa embasbacado é o fato de que algumas mães ainda concordam com tal despautério!
Talvez essa proibição seja algo maior, quem sabe uma grande empresa de video games não está bolando um jogo que reproduza o velho pega pega ou como dizemos por aqui a manja-pega?

terça-feira, outubro 31, 2006

Quem você acha que ganhará a guerra na Ferrari ?
Felipe Massa
Kimi Raikkonen


Dê a sua opinião !!!
FMS Internacional X Antonio Pizzonia

O brasileiro Antonio Pizzonia participou nesta terça-feira do primeiro dia da segunda série de treinos coletivos de inverno da Fórmula GP2, em Paul Ricard, na França. Sem usar pneus novos, o piloto amazonense da ChampCar treinou com um dos carros da FMS International (Fisichella Motor Sport, equipe do piloto da Renault da F-1), e ficou com o décimo tempo

."Estou contente. Foi um dia em que trabalhamos bastante no ajuste do carro e não usamos pneus novos. Dava para ser um segundo mais rápido", comentou o ex-piloto de F-1.

No mês passado, Pizzonia foi o mais rápido em uma das quatro sessões de testes em Paul Ricard, e ficou com o terceiro tempo no geral, com 1min13s927, 0s764 mais rápido do que a marca que ele estabeleceu nesta terça. "Na parte da manhã quebrou a bomba de combustível. À tarde, trabalhamos mais no acerto do carro e, quando fomos passar pneus novos, começou a chover", comentou o brasileiro, ao ficar 1s061 do tempo mais rápido.

Após participar de três etapas na ChampCar e testar em outubro o monoposto da GP2, Pizzonia não esconde o interesse de Giancarlo Fisichella em contrata-lo, para assumir a vaga deixada pelo italiano Giorgio Pantano no carro patrocinado pela Petrol Ofisi.

"Estou muito contente com mais este convite. Eles gostaram da minha atuação na primeira série de testes, acredito que podemos desenvolver mais o carro. Espero retribuir a confiança ajudando no progresso da equipe", declarou o amazonense. "Já começo a pensar seriamente na possibilidade de correr com eles em 2007."

Atecessora da Fórmula 3000, a GP2 Series ganhou destaque por ser mais rápida, além de ter revelado jovens talentos para a Fórmula 1, como o alemão Nico Rosberg, o finlandês Heikki Kovalainen e o norte-americano Scott Speed.

Nota: Bom, só confirmando o que já havia dito no post anterior, realmente parece que teremos o piloto amazonente Antonio Pizzonia correndo na GP2, é muito importante para as pretenções de Antonio na F1, como a GP2 é uma categoria de acesso a F1 e consequentemente abre o final de semana de corrida para a categoria top internacional. Torna-se uma vitrine direta para as equipes de Fomula 1 podendo conseguir um carro para correr em 2008 ou 2009.

Vamos ver no que vai dar...

Wiliams Campos
Equipe: Papadas na Língua





Em quanto isso...na GP2...


Só deu Luca Filippi no primeiro dia de testes da GP2 nesta terça-feira (31) em Paul Ricard, circuito-casa dos treinos coletivos da categoria. O italiano, andando com um carro da Durango, liderou tanto a sessão da manhã quanto a da tarde na pista francesa.Andreas Zuber, da iSport, terminou em segundo, apenas 0s005 atrás. O argentino José-María Lopez acabou em terceiro. O melhor brasileiro foi Xandinho Negrão, que, com a Minardi by Piquet Sports, conseguiu o quarto tempo. Antonio Pizzonia, guiando pela equipe FMS, de Giancarlo Fisichella , foi o décimo do dia.Bruno Senna , que andaria com um carro da ART, não foi à pista. A equipe perdeu o engenheiro Steeve Marcel, vítima de câncer.


Treinos coletivos:

1) Luca Filippi (ITA/Durango), 1min13s630
2) Andreas Zuber (AUT/iSport), 1min13s635
3) José-María Lopez (ARG/BCN), 1min14s206
4) Alexandre Negrão (BRA/Minardi by Piquet Sports), 1min14s313
5) Giorgio Pantano (ITA/Campos), 1min14s335
6) Javier Villa (ESP/Racing), 1min14s361
7) Jason Tahinci (TUR/FMS), 1min14s408
8) Nicolas Lapierre (FRA/DAMS), 1min14s413
9) Andy Soucek (TCH/Super Nova), 1min14s636
10) Antonio Pizzonia (BRA/FMS), 1min14s691
11) Kohei Hirate (JAP/Trident), 1min14s768
12) Alvaro Parente (POR/iSport), 1min14s833
13) Ben Hanley (ING/Racing Engineering), 1min14s841
14) Ricardo Risatti (ITA/BCN), 1min14s970
15) Mike Conway (ING/DPR), 1min15s002
16) Roldan Rodríguez (ESP/Campos), 1min15s005
17) Loic Duval (FRA/Trident), 1min15s029
18) Christian Bakkerud (DIN/Arden), 1min15s038
19) Kaziki Nakajima (JAP/DAMS), 1min15s127
20) Vitaly Petrov (RUS/Super Nova), 1min15s294
21) Adam Kahn (PAQ/Arden), 1min16s006
22) Tomas Kostka (TCH/Minardi by Piquet Sports), 1min16s545
23) Dominick Muermans (HOL/Durango), 1min16s552
24) Michael Patrizi (AUS/DPR), 1min16s563

Nota: Há especulações entorno da Equipe Fisichella Motor Sports (FMS Internationale), que pretende ter o piloto Amazonense Antonio Pizzonia para o ano de 2007, onde poderá ajudar a equipe de Giancarlo, a evoluir na categoria e automaticamente dar maior visibilidade ao piloto Manauara, podendo assim quem sabe no ano de 2008 retornar a F1.

É só esperar para ver...


Halloween, conhecido no Brasil como Dia das Bruxas!!!


Halloween
A palavra Halloween tem origem na religião católica. É uma contração da expressão "Ali Halliows Eve", no inglês atual, "All Hallows Eve", que significa "Véspera do Dia de Todos os Santos".
O Halloween, conhecido no Brasil como Dia das Bruxas, é comemorado na noite de 31 de outubro, a tradição americana veio tomar forma no Brasil com o advento das escolas de Inglês . No aspecto religioso, essa ocasião é conhecida como a vigília da Festa de Todos os Santos, dia 1º de novembro. Estudiosos de folclore acreditam que os costumes populares do Halloween exibem traços do Festival da Colheita, realizado pelos romanos em honra à Pamona (deusa das frutas), e também do Festival Druída de Samhain (Senhor da Morte e Príncipe das Trevas).
De acordo com a crença, Samhain reunia as almas dos que tinham morrido durante o ano para levá-los ao céu dos druídas, nesse exato dia. Para os druídas, Samhain era o fim do verão e o Festival dos Mortos. O dia 31 de outubro marca também o término do ano céltico.
Período Pré-Cristão
Acreditava-se que os espíritos dos mortos voltavam para visitar seus parentes à procura de calor e provisões, pois o inverno aproximava-se e, junto a ele, o reinado do Príncipe das Trevas. Os Druídas invocavam forças sobrenaturais para acalmar os espíritos maus.
Período Cristão
Com o passar dos tempos, a comemoração do Halloween tornou-se alegre e divertida, sem todos aqueles vestígios sombrios e tenebrosos da tradição céltica, tornando-se mais conhecida na América após a emigração escocesa, em 1840. Alguns dos costumes trazidos pelos colonos foram mantidos, mas outros foram mudados, a fim de que houvesse adaptação às novas maneiras de viver.

segunda-feira, outubro 30, 2006

Iniciativas brasileiras já democratizam acesso à tecnologia

Enquanto americanos tentam viabilizar laptop de US$ 100 para países em desenvolvimento, iniciativas brasileiras já democratizam acesso à tecnologia.
Na tela do "laptop de US$ 100", crianças no Pará aprendem computação e cidadania em uma das escolas do Comitê para Democratização da Informática
Ele é resistente a calor e poeira, energeticamente eficiente, fácil de ser manuseado e promete levar conhecimento para estudantes de diferentes etnias e idiomas. E está pronto para ser fabricado. O projeto "Um laptop para cada criança" (OLPC, na sigla em inglês), lançado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusets (MIT) em janeiro de 2005, concretizou o plano de construir um computador portátil barato, para levar o acesso à internet e a novas formas de aprendizado às regiões mais desfavorecidas do mundo.
Enquanto os governos dos países em desenvolvimento ainda não decidiram abraçar de vez o projeto, iniciativas brasileiras já dão suporte a quem está começando a entrar em contato com a informática. A construção de escolas em comunidades carentes promove o domínio das novas tecnologias, gerando oportunidades de trabalho e renda, além de criar espaços de sociabilidade e facilitar a busca por soluções para problemas coletivos.
Colaboração: Bruno Pascarelli
Fonte: Revista Galileu

Slogans antigos


Será que você é capaz de lembrar slogans consagrados da tv brasileira?
Faça o teste e veja como vc se sai!

Na quarta-feira eu darei todas as repostas.


Eu e a equipe dos papadas acertamos as 30 questões, graças à grande contribuição do arquivo vivo da tv chamado Juan Medeiros!









Segue abaixo o link do teste.



http://www.terra.com.br/istoedinheiro/quiz/publicidade/slogan/



Aproveite e comente o número de acertos.

Os sortudos da IGN receberam um protótipo do novo videogame da Sony, e colocaram em seu site as fotos da belezinha. A máquina veio acompanhada de alguns cabos e vários jogos.

Momento do humor!!!


domingo, outubro 29, 2006

Quando o medo venceu a esperança!

Hoje, dia 29 de outubro de 2006, todos os brasileiros voltaram às urnas para o segundo turno das eleições para Presidente e, em alguns estados, para Governador.
Confesso que, quando criança, fui um simpatizante do Partido dos Trabalhadores, mas bastou a experiência de quatro anos com os mesmos no poder para perceber que eu estava completamente enganado em relação à idoneidade das pessoas que deveriam, pela suposta ideologia ou mesmo “história de vida”, moralizar o modo de fazer política neste país.
Pelo contrário, foram mais corrompidos ainda pelo poder que os seus antecessores, levando toda uma história de luta, todo um passado sofrido, mas de respeito para o lixo. Hoje o Partido dos Trabalhadores, infelizmente, é sinônimo de corrupção.
Sinceramente tenho medo do que pode acontecer ao nosso querido Brasil nos próximos 4 anos de governo desse cidadão que diz conhecer os problemas do povo, mas não cansa de usar da ingenuidade dos mais humildes para atingir os seus objetivos políticos.
Simplesmente lastimável tudo que aconteceu num espaço tão curto de tempo. Mais triste ainda é ver muita gente se jogando na fogueira para salvar o pescoço do nosso presidente reeleito.
Por mais que muita gente acredite que com ele a Zona Franca esteja salva, há fortes indícios de que os componentes da TV digital sejam classificados como bens de informática e não de audio e vídeo como todos nós, moradores do estado do Amazonas, esperamos.
Será que o estado onde o presidente reeleito conseguiu o seu o maior percentual de votos será “traído”?
É esperar pra ver, torço para que eu esteja errado, mas desde já alerto a todos os leitores desta coluna para este possível desfecho.
As urnas mostraram que a esmagadora maioria do estado do Amazonas ainda acredita no Partido dos Trabalhadores, mas eu parei de sonhar com as estórias que eles contam, fui vencido pelo medo e, por isso, votei no candidato dos tucanos neste domingo.
Se eu estou certo em estar tão preocupado, só o tempo dirá!

Fangio foi o melhor de todos


Por Stirling Moss (traduzido por Pablo Medeiros)


Olhando os carros da atual Formula 1, eu não teria gostado de dirigir com toda a parafernália eletrônica que os pilotos têm hoje. Eu acho que isso diminui em muito a habilidade, outrora, necessária para equilibrar o carro.
Ser capaz de controlar as derrapagens e a tração, equilibrar o carro, e fazer o carro escorregar quando eu o queria, era uma experiência muito boa e gratificante.
Quando eu disse isso a Michael Schumacher, o qual eu colocaria em quarto lugar no top 5 de melhores pilotos, ele não concordou comigo. Ele explicou que a parafernália permitia a ele se concentrar mais na direção em si. Eu não consigo compreendê-lo, mas certamente ele tem credencial para provar sua afirmação. Entretanto, essa afirmação é a melhor justificativa do porquê é muito difícil comparar pilotos de eras diferentes. Outra justificativa é a importância do campeonato de pilotos. Quando eu comecei a correr, a única coisa que importava a mim era vencer a corrida do dia. Aí, começou-se a disputar o campeonato mundial e veio os grandes prêmios; maiores ainda do que ganhar corridas.
Isso é bom de certa maneira, mas nem sempre é bom para as corridas. Lembro-me bem do campeonato de 1956, quando dirigia uma Vanwall na última corrida em Casablanca. Eu tinha de vencer a corrida, fazer a melhor volta e Mike Hawthorn não chegar em segundo.
Eu venci e fiz a melhor volta. Mike estava em terceiro na ultima volta, quando Phil Hill, corretamente, o deixou assumir a segunda posição. O título sobreveio à corrida, o que acredito ser o certo. A segurança é outro aspecto. Aos 18 anos, um dos ingredientes mais importantes da corrida era o perigo. Coisas da juventude, eu acho. Felizmente, os carros e os circuitos de hoje são mais seguros, mas isso trouxe uma mudança na ética. Fangio, Clark, ou mesmo eu nunca teríamos nos empurado pra fora da pista, pois além de ser perigoso era considerado, época, jogo sujo; mas hoje isso parece ser aceito, ou mesmo, tolerado. Michael teve seus momentos negros, mas isso, hoje em dia é considerado integridade.
Por alguma razão, eu aceito “dirty driving” mais facilmente que trapacear, contanto que não seja perigosa. São coisas que acontecem no calor da disputa.
Mas a decisão de Michael de parar no meio da Rascasse para atrapalhar Alonso, não foi apenas premeditada, foi estúpida também.
Certamente, ele coçou o nariz, saiu do carro, jogou o capacete no chão. Nós deveríamos ter sentido pena dele!! Ele degradou sua imagem de campeão mundial.
Do meu ponto de vista, Juan Manuel Fangio foi o melhor que já existiu, mas eu sou tendencioso. Eu corri com ele e contra ele.
Eu sei quão rápido ele era, sempre, não importava o carro e em quaisquer condições. Eu podia vencê-lo nas corridas de carros de turismo, mas a F1 foi, e é, o topo. Eu o venci uma vez na F1, em Aintree em 1958, mas tenho certeza que ele não ficaria contando vantagem. Ele era humilde, um grande campeão, um cavalheiro.
Em segundo eu ponho o Ayrton Senna. Um homen de talento inato, que também teve seus momentos negros, mas morreu antes de ter podido mostrar sua verdadeira grandeza. Depois dele, ponho Jim Clark que era um piloto muito refinado. Com Colin Chapman na Lotus a ajudá-lo. Tornou-se imbatível.
Eu ponho o Schumacher em quarto. Ele mostrou quão rápido, consistente e talentoso ele é. Em quinto, fica Tazio Nuvolari. Um homem carismático que arrancaria todas as rodas de todos os seus carros... para vencer.