sábado, setembro 01, 2007

Kombi completa 50 anos de produção no Brasil...Saiba mais!


A tradicional Kombi vai completar neste domingo cinco décadas de produção ininterrupta no Brasil. Produzida em São Bernardo do Campo desde 1957, foi o primeiro veículo da Volkswagen do Brasil.
Com 1,42 milhão unidades produzidas, quase 1,3 milhão de unidades do veículo já foram vendidas entre 1957 e julho deste ano.

Atualmente, a Kombi responde por 7,2% do segmento de veículos comerciais leves, com 13.259 unidades comercializadas nos primeiros sete meses do ano.

Além de servir para carregar quase tudo, a Kombi foi um dos ícones do movimento hippie dos anos 60. Além disso, o modelo foi usado de pastelaria, banca de caldo de cana, carro de churros, agência dos Correios, transporte escolar e lotação, sendo literalmente o motor de muitos pequenos negócios no Brasil.

Mas a Kombi também faz sucesso entre os grandes negócios, segundo a Volkswagen. De janeiro a julho deste ano, suas vendas dividiram-se entre 61% de frotistas (empresas de médio e grande porte), 33% de varejo (pequenos empresários e compradores particulares) e 6% a órgãos governamentais.
Por que 'Kombi'?

O nome Kombi vem do alemão Kombinationsfahrzeug, que quer dizer "veículo combinado". Desenvolvido pelo holandês Ben Pon na década de 40, o projeto pretendia unir o confiável conjunto mecânico do Fusca com os atributos de um veículo de carga leve.
Na Alemanha, a Kombi começou a ser produzida em 1950. No Brasil, o modelo foi lançado em meio às obras da fábrica, que seria inaugurada somente dois anos depois. Menos de quatro anos mais tarde chegou ao mercado o modelo seis portas, nas versões luxo e standard. A versão pick-up surgiu em 1967.
Uma versão mais moderna chegou em 1997 com o nome de Kombi Carat, apresentando novas soluções, como teto mais alto, porta lateral corrediça e a ausência da parede divisória atrás do banco dianteiro.
No novo projeto, além de proporcionar mais espaço para cargas e conforto para passageiros, os engenheiros e técnicos da Volkswagen preocuparam-se em garantir uma carroçaria mais resistente a impactos. O trabalho, que incluiu testes estáticos, dinâmicos e muita pesquisa resultou em uma carroçaria de deformação programável, com reforços em pontos estratégicos que minimizam as conseqüências de uma colisão.
No fim de 2005, a Kombi surgiu em versão TotalFlex. Atualmente, o veículo está disponível em quatro versões: standard (9 passageiros), furgão (2 ou 3 passageiros), lotação (12 passageiros) e escolar (15 passageiros).

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