
A página não foi criada há um ano, mas nos últimos 12 meses ganhou força. Ela surgiu em fevereiro de 2005, depois que Steve Chen, Chad Hurley e Jawed Karim perceberam como era difícil trocar vídeos com amigos na internet - ao contrário do que acontecia com fotos. E então os jovens do Vale do Silício (Califórnia) criaram uma maneira fácil para disponibilizar esses arquivos na internet.
“Apesar de terem criado a página, eles não a entenderam no início. Eles acreditavam ter criado uma ferramenta útil para as pessoas mostrarem seus vídeos de viagem. Pensaram que as pessoas poderiam usar a página para divulgar itens leiloados no site eBay. Mas não tinham idéia de que criaram um portal para outra dimensão”, enfatiza a “Time”.
Conforme os internautas foram descobrindo o endereço, entenderam que lá poderiam colocar absolutamente todo tipo de conteúdo: o bêbado na festa, o projeto de ciência da escola, confidências e solos de guitarra, para citar alguns exemplos. Desta forma, os usuários do YouTube passaram a acessar cem milhões de vídeos por dia, além de alimentar o site diariamente com cerca de 70 mil novos arquivos. Da mesma forma que os blogs transformam internautas em jornalistas, o YouTube faz deles celebridades.
Por tudo isso, a “Time” acredita que a página conseguiu participar de três revoluções na internet. Primeiro, a transformação da produção de vídeos, possibilitada pela popularização das câmeras digitais (presentes em telefones celulares) e software de fácil uso. Segundo, a força que deu à chamada Web 2.0 – uma tendência definida pela maior participação dos internautas na produção de conteúdo on-line. Terceiro, pela revolução cultural que permite a qualquer pessoa do mundo divulgar na web, sem censura, o conteúdo que produziu. A “Time” defende sua “invenção do ano” afirmando que não é como o site de músicas Napster, pois já negociou com gigantes do entretenimento para divulgar conteúdo protegido pelos direitos autorais. Fazem parte dessa lista a NBC, CBS, Universal Music, Sony BMG e Warner Music.
Fonte: Revista Times
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