Pelosi, de 66 anos, assumirá o cargo no início da nova legislatura, em 3 de janeiro.
Além de ser a titular da câmara baixa, Pelosi, democrata pela Califórnia, também ocupará o segundo lugar na linha de sucessão presidencial, segundo a Constituição americana.
Pelosi substituirá o atual presidente no órgão legislativo, o republicano Dennis Hastert, depois que os democratas recuperaram na semana passada a maioria nas duas câmaras do Congresso, após 12 anos como minoria.
Apesar de sua nomeação ter estado livre de controvérsias, esse não é o caso na escolha de quem será seu "número dois", já que o cargo é disputado pelos legisladores John Murtha (Pensilvânia) e Steny Hoyer (Maryland).
Os dois defendem posições muito distintas em torno do que os EUA devem fazer no Iraque. Murtha promoveu a idéia de uma retirada das tropas do país, enquanto Hoyer é favorável a uma retirada gradual.
Pelosi guarda velhos rancores com Hoyer, com quem rompeu sua amizade em 2001, e o apoio que deu a Murtha no domingo - em clara intervenção no processo - foi amplamente criticado.
Em privado, muitos democratas moderados se queixaram das táticas de pressão e até ameaças que supostamente Pelosi usou para fazer com que Murtha, um amigo próximo, seja eleito novo líder da maioria democrata na Câmara de Representantes.
Acho que o Bush deve estar com o bucho embrulhado...engole essa!
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário