segunda-feira, abril 09, 2007

O PDA vai morrer?

Durante anos ele prometeu ser seu “faz tudo” digital. O Assistente Pessoal Digital, ou “PDA” para os íntimos, no entanto, levou uma rasteira e outro aparelhinho parece que vai assumir seu lugar no futuro da convergência tecnológica: o celular. Com cada vez mais funcionalidades no telefone portátil, fica a pergunta: o PDA vai morrer? Para analistas do setor, sim. A morte do PDA será lenta, mas já está em curso. “O celular é o hardware que foi escolhido pela maioria da população para a era da convergência”, afirmou ao G1 o consultor Ivair Rodrigues. “É uma tendência praticamente irreversível”, diz ele.
O futuro negro dos computadores de mão já começa a ser sentido no mercado. Rumores de uma venda da principal fabricante de aparelhos do tipo, a Palm, já tomam conta do mercado há algumas semanas. Os possíveis compradores? Exatamente duas das maiores empresas de telefonia do mundo: a Nokia e a Motorola. Segundo Ivair Rodrigues, duas características principais levaram à vitória dos celulares sobre os PDAs. A primeira é o preço. A segunda, o tamanho.

“As pessoas querem aparelhos cada vez menores, que ocupem pouco espaço. Por que eu vou ter um aparelho de som enorme se eu posso ter um iPod, que conectado a uma caixinha de som tem a mesma qualidade? Por que comprar uma câmera digital, se consigo comprar por um preço justo um celular que tira fotos de qualidade razoável?”, explica. “O aparelho que conseguisse unir o maior número de funções, no tamanho mais compacto, com o melhor preço primeiro ganharia a corrida. E quem ganhou foi o celular, não o PDA”, diz ele. O vice-presidente da Palm no Brasil, Alexandre Sjapiro, concorda, mas nem tanto. Segundo ele, a empresa -- que fabrica tanto PDAs quanto telefones multifuncionais, os chamados “smartphones” -- não encara o futuro de seu filho preferido com tanto pessimismo. “Não é que [o mercado dos PDAs] está declinando. Na verdade, é o volume dos smartphones que está tendo uma explosão avassaladora. Mês a mês estamos batendo recordes de venda e de produção no Brasil,” diz ele. A Palm possui no país cerca de 2 milhões de PDAs em circulação, segundo dados da própria empresa. O mercado dos celulares multifuncionais, no entanto, é cerca de dez vezes maior. “Tenho uma teoria de que todo usuário de telefone pós-pago hoje é um potencial usuário de smartphones. É um público de 20 milhões de usuários contra os 2 milhões do PDA,” afirma o vice-presidente. A Palm nega que tenha investido no segmento dos celulares multifuncionais para fugir do barco furado dos PDAs. “Na verdade, acredito que a empresa foi visionária ao ver que a categoria smartphone é muito maior que a categoria PDA. A Palm investiu nisso há quatro anos. Nessa época ninguém falava em queda de vendas dos PDAs”, diz Sjapiro.
Outra fabricante, a HP, discorda totalmente do iminente fim dos computadores de mão. Para eles, o movimento é exatamente o contrário. “O que estamos sentindo no mercado é que muitas empresas e muitos profissionais liberais têm migrado sua agenda e seu telefone celular para o PDA”, diz Frederico D’Ávila, gerente de produtos de mobilidade da empresa.
Aniquilação total?
Do jeito que vai, parece difícil que o PDA assuma a posição de favorito dos usuários. Mas Ivair Rodrigues alerta que a tendência "praticamente irreversível" não é "totalmente irreversível." "Essa é a grande maravilha da indústria digital. Há sempre um mundo novo a ser explorado. Os PDAs podem apresentar uma nova função, inédita, que vire esse jogo," diz ele. O vice-presidente da Palm diz que essa é exatamente a estratégia para manter os Palms no mercado. "A categoria precisa estar sempre se reinventando. Vamos apostar em coisas novas como disco rígido, telas grandes, wifi," diz Alexandre Sjapiro. “Na nossa visão, os PDAs vão continuar existindo nos próximos 5 ou 10 anos," afirma.

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