segunda-feira, março 09, 2009

Previa do Campeonato 2009 de Formula 1.

O Mundial de Fórmula 1 inicia dia 29 de março de 2009, prometendo ser uma disputa acirrada entre pilotos e principalmente entre as equipes, no ano de 2008 tivemos a Ferrari Campeã de Construtores e L. Hamilton campeão com um ponto de diferença sobre F. Massa da Ferrari em um fim de campeonato espetacular para não dizer cinematográfico.
As regras mudaram, principalmente no que diz respeito a engenharia dos carros, as principais mudanças para 2009 foram feitas na aerodinâmica. Os carros terão mais ênfase na parte mecânica, uma vez que a maior parte dos apoios foram retirados.
Além das mudanças visuais, o aerofólio dianteiro será móvel e controlado por um motor elétrico. Com isso, os pilotos poderão alterar o ângulo de ataque de acordo com o ponto da pista em que estiverem. O spoiler foi abaixado e alargado, indo até o limite dos pneus. Com a asa traseira mais estreita e mais alta, além das alterações no difusor, que deixará de ter tanta importância aerodinâmica, deve fazer com que as ultrapassagens sejam facilitadas.
Tais mudanças nas asas, a intenção da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) é minimizar a turbulência causada pela aerodinâmica refinada. Assim, os carros voltam a percorrer as curvas muito próximos um dos outros. Os apêndices colocados nas laterais e nos bicos dos carros até 2008 (chifres, miniasas, orelhas de Dumbo e afins) estão proibidos para 2009 deixando o carro com um visual mais limpo, lembrando carros do passado da categoria. A bigorna (ou rabo de tubarão), um alongamento da tampa do motor, não foi proibida no novo regulamento.
As novidades não param por ai, aliás, o grande BUMM do circo da F1 é o Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers - Kinetic Energy Recovery System, na sigla em inglês) será introduzido na temporada 2009. Ele é composto por duas baterias, que armazenarão energia gerada nas freadas, que será reutilizada com a injeção de mais alguns cavalos no motor uma espécie de Nitro elétrico que será utilizado convenientemente pelo piloto durante a corrida, quanto a essa novidade não me atrevo a fazer maiores explanações por não conhecer o sistema a fundo, aliás nesse tocante vai minha aposta para 2009 a BMW Sauber é a equipe que tem o tal sistema mais desenvolvido podendo a mesma causar dor de cabeça as adversárias.
Em desuso na Fórmula 1 desde o fim da temporada 1997, os slicks (lisos) voltarão à categoria na próxima temporada. A intenção é recuperar a perda aerodinâmica com a maior aderência gerada pelos novos compostos, o que já foi comprovado durante os vários testes nesta temporada.
O sistema de uso de pneus continua o mesmo. As equipes continuam com a necessidade de usar dois tipos diferentes durante as corridas (prime e option - macio e duro), mas o sistema de diferenciação vai mudar. Até este ano, um dos sulcos era pintado de branco. Com o sumiço deles, as laterais dos macios passarão a ter uma faixa rosa, quem leva vantagem com esse retorno do "careca"? todos os pilotos em especial quem já possui alguma experiência com o acessório.
No tocante as equipes temos algumas mudanças revolucionárias que prefiro listar, abaixo, para não me perder:
1-Ferrari - Campeã de Construtores 2009, amargou a temporada passada com alguns erros que tiraram o Campeonato das mãos do brasileiro F. Massa que obteve o Vice-Campeonato por um ponto de diferença do Campeão L. Hamilton. Em 2009 a equipe promete voltar aos bons tempos e ser a equipe mais próxima da perfeição, nada menos que o esperado da equipe mais tradicional da F-1.
2-McLaren- A equipe sagrou o inglês L. Hamilton Campeão Mundial em 2008, mas, não levou o Campeonato de Construtores que ficou para a rival Ferrari, assim, em 2009 a equipe não tendo o Capitão Ron Denis, que se afastou da equipe devido ao episódio de espionagem no qual vários dirigentes foram envolvidos, tentara fazer a lição de casa e buscar o título de Construtores.
3-BMW Sauber - A equipe surpreendeu em 2008 com sua bela atuação superando equipes já consagradas, vem com sede de vitórias e quem sabe até título para 2009. Para isso o carro já vem sendo desenvolvido a um ano e a equipe do Polonês Voador R. Kubica é quem possui o novo sistema Kers, mais bem desenvolvido.
4-Renault - Contará com F. Alonso para tentar voltar aos bons tempos em que sagrou o mesmo bicampeão mundial, com o auxilio do brasileiro Nelsinho Piquet.
5-Williams- A brava resistência de Sir F. Williams na Fórmula 1 moderna entra mais uma temporada contando com o motor Toyota, mais um ano, agora no FW -31 e uma dupla jovem de pilotos que buscam os velhos louros da vitória tão experimentado no inesquecível FW-15 B de 1993 último título da equipe com o lendário "professor" Alain Prosst Tetracampeão Mundial de Fórmula 1.
6-STR e RBR - as irmãs gêmeas da F1, os carros são produzidos com a mesma tecnologia usada . Com isso, eles são muito parecido. A única diferença é o motor. Enquanto a RBR usa o Renault, a STR é cliente da Ferrari. No ano passado, a STR foi uma das surpresas da temporada, com destaque para a vitória de Sebastian Vettel no GP da Itália e o sexto lugar no Mundial de Construtores. Neste ano, porém, o alemão foi promovido à vaga de David Coulthard na RBR. A equipe italiana contratou Sebastien Buemi para seu lugar.
7-Force Indian - O carro de 2009, o modelo VJM02, debutou na pista de Jerez de La Frontera, na Espanha, neste domingo, com o time avaliando pela primeira vez a performance do novo motor Mercedes e a transmissão mais os componentes hidráulicos fornecidos pela McLaren. "O que eu vejo para nós é um começo forte, disputando pontos no meio da temporada e definitivamente brigando por posições nos treinos classificatórios. Chegar regularmente nos pontos é o que queremos."diz Mallya.
8-Brawn GP - No primeiro teste sério de seu modelo para a temporada 2009, a Brawn GP, equipe que vai substituir a Honda, começou bem. Jenson Button, responsável pelo comando do carro nesta segunda-feira, terminou a manhã de atividades no circuito de Barcelona em primeiro lugar. Após 43 voltas. O inglês superou Jarno Trulli, da Toyota, por 0s654. E o brasileiro R. Barrichelo com vontade de acelerar tudo que pode no motor Mercedes que equipa a neófita da F1 "Começo o ano com a faca nos dentes. Teremos poucos testes antes da primeira corrida, mas o carro será rápido e terá um baita motorzão Mercedes por trás. Não vejo a hora".
9-Toyota - Lutando contra o eterno mal resultado na categoria a montadora Japonêsa tenta pela última vez ter um lugar ao sol na F1 para isso conta com a dupla de pilotos o Italiano Jarno Trulli, osso duro de roer e Timo Glock o trapalhão que ajudou L. Hamiltona a ser campeão em 2008 ao se deixar ultrapassar na última curva do GP Brasil.
Esperamos que com todas essas novidades as corridas esse ano sejam ainda mais brigadas entre pilotos e equipes, dentro do regulamento, é claro, para que nós amantes de automóveis e corridas automobilisticas tenhamos maior prazer em ver as disputas nas pistas, torcendo para que algum brasileiro tire nosso jejum de títulos.
Por fim vale lembrar que em 2009, serão ao todo 18 provas. O GP do Canadá não existira mais, e a última prova será na pista de Abu Dhabi conforme Calendário da F1 2009 divulgado abaixo:

Austrália - 29 de março
Malásia - 5 de abril
Bahrein - 19 de abril
Espanha - 10 de maio
Mônaco - 24 de maio
Turquia - 7 de junho
Inglaterra - 21 de junho
França - 28 de junho
Alemanha - 12 de julho
Hungria - 26 de julho
Europa (Valência) - 23 de agosto
Bélgica - 30 de agosto
Itália - 13 de setembro
Cingapura - 27 de setembro
Japão - 11 de outubro
China - 18 de outubro
Brasil - 1º de novembro
Abu Dhabi - 15 de novembro


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